Aquíferas são um Laboratório que explora a Água nas suas diferentes dimensões.
O aquífero é uma formação geológica subterrânea que funciona como reservatório de água, alimentado pelas chuvas que se infiltram no subsolo. São formações rochosas com caraterísticas porosas e permeáveis capazes de reter e ceder água.

 

– Linhas de Investigação:

Reservatórios
1. Investigação artística e científica que pretende explorar a água enquanto elemento disponível em diversas cotas.
2. Observação da deslocação da água pela gravidade nos sistemas naturais e artificiais.
3. Compreensão e levantamento dos sistemas e utilizações possíveis, como a sua captura, condutas, poços, cisternas, fontes ou espaços termais.

Água Viagem
1. Reconhecer o ciclo da água: movimento e transformação nos seus diferentes estados (gasoso, líquido e sólido).
2. Observar o Clima como regulador do tempo do ciclo da água (em cada 40 000 anos toda a água dos oceanos passa pela superfície terrestre).
3. Provocar a comunidade, os alunos das escolas e os artistas a mergulhar numa reflexão sobre esta viagem face aos problemas emergentes provocados pelas Alterações Climáticas.

Água Vida
1. Reconhecer a água como elemento fundacional da vida.
2. Isolar e examinar a molécula elementar – H2O – e observar o Equilíbrio e Justiça entre o mundo mineral, vegetal e animal.
3. Procurar as relações macro – micro de Equilíbrio e Justiça proporcionadas pelo elemento de água, enquanto modelos, para preparação de ações artísticas e performativas a desenvolver com a escola e comunidade.