Laboratório de Investigação em Curadoria, constituindo-se como uma nova proposta de desafio à emergência artística para produção de projetos expositivos.

 

– Linhas de Investigação:

Território
Limites do espaço, limites do tempo e limites humanos. Território enquanto espaço geográfico identitário carregado de limites fluidos, lugar de permeabilidades. Lugar de limites individuais e de limites coletivos que se induzem mutuamente e influem entre si para conceber o novo. Território refletido em quem o habita, reflexo de quem o povoa durante um determinado período de tempo. A interação e equilíbrio deste conjunto de limites como fundamento de um Território.

– Núcleos expositivos:
Investigação – criações artísticas transdisciplinares
Se um território se define por uma fronteira, é nessa linha que se criam os diálogos com o que está do lado de fora. O que vem de fora transforma o que está dentro. É a partir da permeabilidade e da mistura que se faz o novo.
Quem chega influi com aquilo que tem e é influído por aquilo que o recebe. Quem parte leva sempre uma parte do espaço de onde veio. Que identidade geográfica é essa que marca quem chega e quem parte? De que modo a identidade de um território se expressa naquilo que se faz?

Arte
É nas Escolas de Artes que procuramos o desassossego das vanguardas bem como a consolidação que a isso permite. Não há imprevisto ou emergência, sem alicerces sólidos, consolidados, que lhe sirvam de suporte. Todas as cisões que contribuem para uma suposta evolução, novas formas de estar no mundo, surgem sempre do confronto com bases fundamentais e permanentes na sua essencialidade universalizante. Um fundamento permite-se sempre a uma reflexão, um rearrumar para partir de novo.

– Núcleos expositivos:
Arte emergente Europeia
É nas Faculdades de Artes de toda a Europa que existem latentes ou em ebulição as vanguardas, a transformação. Importa dar luz ao trabalho que se realiza por quem está em fase inicial de carreira.
Arte consolidada Europeia
Os artistas que ensinam são aqueles que permitem a existência de novas gerações de artistas. É através de quem tem uma obra consolidada que o conhecimento se transmite e com ela a potencialidade de renovação.