Os territórios da Beira Interior e da Serra da Estrela albergam uma presença vasta e múltipla de construções em técnica de pedra seca que pretendemos integrar com as áreas do desenho, da escultura, da arquitetura, da astronomia, da geologia e da paisagem.

A técnica da pedra seca é um modo de edificação que consiste exclusivamente no manuseamento de pedras sem recurso a qualquer outro processo construtivo, representando uma cultura secular que se encontra intrinsecamente ligada à experiência do território e da vivência da população.

 

– Linhas de Investigação:

Observatórios
Os planos terrestre e celeste em simultâneo para o estudo/especulação da importância das pedras e dos astros enquanto elementos dinâmicos ou geradores da transformação da paisagem.
Investigação a partir de observações astronómicas e geológicas para a construção experimental na técnica de pedra seca de microestruturas que permitem múltiplas leituras da sobreposição dos planos terrestre e celeste.

Círculos
A presença extensiva de “morouços” (construção piramidal ou cónica), muros e outras manifestações de ordenamento elementar e informal do espaço das atividades rurais ou outras.
Investigação através de um reconhecimento de caminhos pedestres, povoações e suas comunidades, atividades rurais, e construção experimental de objetos pétreos para o pensamento da sua preponderância na paisagem.

Água-doce
Introdução à técnica milenar, construindo e pensando em formas de retenção e condensação, acumulação e armazenamento de água. Formas de uso e de aproveitamento de água. A água no contexto do espaço rural face aos processos acelerados de desertificação.