Mapas é a criação de uma estrutura comunicante, em rede, onde se realiza o mapeamento de cada um dos participantes que abrangem e representam leituras plásticas, visuais e escritas de momentos particulares, perceções, atitudes e visões do mundo.

“Duas pessoas não veem a mesma realidade. (…) por mais diversas que sejam as nossas perceções do meio ambiente, como membros da mesma espécie, estamos limitados a ver as coisas de uma certa maneira. Todos os seres humanos compartilham perceções comuns, um mundo comum, em virtude de possuírem órgãos similares. (…) A unicidade do mundo humano (…) procede do equipamento percetual do homem.”. (TUAN, Yi-Fu, Topofilia, um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente, p. 21)

Mapeamento afetivo que nos posiciona como sujeitos inclusos de um sistema social global definido, também, por indissociáveis ações sensíveis e inteligíveis que articulam imagens e sons de modo diferenciado mas integrado.

Perceção – Atitude – Visão do Mundo

Perceção como resposta dos sentidos a estímulos externos.
Atitude, como sucessão de perceções, de experiências; postura cultural que se toma face ao mundo.
Visão do Mundo como experiência conceptualizada, parcialmente pessoal, em grande parte social; sistema de crenças estruturado por ligações arbitrárias, sob perspetivas objetivas impessoais.

Pesquisa e representação das diversas partes de um todo, de micro e macro narrativas com meios expressivos diversos. Exercício de atenção sobre vivências individuais, desenvolvido através de uma cartografia efetiva. Caminho para o reconhecimento da nossa capacidade de atuação como agentes de construção e reconstrução de contextos da memória.

A Unidade de Investigação Mapas foi construída em Parceria com Pró Histórica Associação / Penumbra Projetos Artísticos, situando-se na Figueira da Foz e Lisboa, possibilitando uma importante ligação da Beira Interior com o litoral e a capital do país, conferindo uma distinta visibilidade do projeto na sua globalidade.