Inclassificáveis é um Laboratório de curadoria que desenvolve uma investigação em torno do trabalho criativo que está situado no limiar do “trabalho do artista” e ao mesmo tempo do “trabalho do artesão”. Desenvolve-se a relação entre as práticas artísticas e as práticas criativas. No contato com cada uma destas expressões, o investigador tem acesso ao processo criativo e ao que na sua génese o fomenta – as vivências, as experiências e as suas decisões.

Para a cimentação deste Laboratório, de forte componente sociocultural, pretendemos um espaço de exposição que dignifique as mais diversas expressões criativas. Pretende-se que a investigação artística tenha como elementos inerentes ao seu processo os seguintes tópicos: pesquisa, reflexão de carácter ensaístico dos objetos de estudo e a consciencialização do artista da existência de uma multiplicidade de trabalho criativo no território.

Objetivos:
– Desenvolver um processo de pesquisa visando conhecer as práticas criativas na comunidade local e identificação dos potenciais “inclassificáveis”, contribuindo para a coesão territorial através de uma ação inovadora com a comunidade local na promoção da cultura e da criatividade.
– Promover o trabalho criativo para a valorização pessoal dos cidadãos como referentes ativos do património material e imaterial de uma região.
– Difundir o estudo dos trabalhos reconhecidos, a sua catalogação e posterior constituição de núcleos expositivos, desenvolvendo uma rede intermunicipal como suporte de promoção e difusão dos diferentes trabalhos desenvolvidos
– Formar a comunidade visando a sua integração cultural e social, capacitando as autarquias para o desenvolvimento autónomo de projetos de investigação artística, científica e cultural.