Pretende desenvolver e implementar um sistema de produção inovador, de base natural, que observe a integralidade do ecossistema.

Fio da Sustentabilidade tem a finalidade de estimular e apoiar projetos de Produção – Consumo sustentáveis, contribuindo assim para o cumprimento dos objetivos e compromissos nacionais e internacionais, em especial os relativos à conservação da natureza e biodiversidade e às alterações climáticas.

Práticas sustentáveis e uso inteligente dos recursos naturais.
A produção e consumo sustentáveis de bens e serviços devem ter um impacto mínimo sobre o meio ambiente, ser socialmente justos e economicamente viáveis, atendendo às necessidades básicas dos seres humanos.

Os sistemas de produção e processamento em novos produtos, assenta em modelos que acarretam danos ambientais e sociais inversos aos objetivos da sustentabilidade, promovendo um agravamento da pegada ecológica.

As sucessivas práticas produtivas têm conduzido à degradação dos ecossistemas, especialmente pela perda da biodiversidade, reduzido sequestro de carbono, deterioração da paisagem, bem como um diminuto rendimento económico, que no seu conjunto têm contribuído significativamente para uma degradação progressiva das condições ambientais, económicas e sociais.

Este Laboratório, exclusivamente reservado a práticas sustentáveis e ao uso inteligente dos recursos naturais, articula-se com iniciativas estruturantes de outras entidades.