As atividades deste Laboratório enquadram-se no programa do Projeto Bosques com a coordenação e acompanhamento científicos na Universidade de Trás-os-Montes e ProSilva Internacional. A Experiência da Floresta procura estimular investigações que reflitam os limites da ação humana, inscrevendo as suas ações na Floresta em metodologias próprias da Silvicultura Próxima da Natureza.

 

– Linhas de investigação:

Restauro e Arborização Florestal
Restauração de área degradada, nas aldeias dos Trinta e dos Meios, com recuperação de valores do património natural e cultural. Preparação e implementação de um projeto de intervenção e de desenvolvimento, com promoção de atividades artísticas e científicas ligadas aos ecossistemas e ao património histórico existente.

Escola da Floresta
Esta linha de investigação visa a promoção do Ecossistema Carvalhal nas suas diferentes vertentes e o seu contributo para o desenvolvimento sustentável pelos bens e serviços proporcionados à sociedade e ao ambiente numa unidade de demonstração que se constitua como palco para a promoção científica e técnica da Silvicultura. A Escola da Floresta fomenta a valorização da floresta autóctone pelo uso de procedimentos e técnicas que atuam em conformidade com os processos naturais, respeitando o equilíbrio dos Ecossistemas.

Objetivos:
– Promover o contacto com a floresta natural do território, facultando o desenvolvimento de experimentação e atividades relacionadas com aspetos estéticos, sensoriais, e espirituais, associados com a diversidade de elementos naturais presentes no ecossistema carvalhal.
– Promover a análise de diversos serviços do ecossistema carvalhal, a biodiversidade e a paisagem natural dos territórios, com os diversos benefícios que derivam ao nível ecológico-ambientais, sociais e económicos.
– Promover a investigação e desenvolvimento na utilização de bens de alto valor derivados do ecossistema florestal carvalhal.
– Desenvolver e aplicar um sistema inovador de condução do ecossistema carvalhal de acordo com os processos naturais.
– Realizar atividades de demonstração, de sensibilização e divulgação, promovendo o conhecimento e alteração de comportamentos relativamente ao ecossistema florestal.

Oak link: Promoting and Sustaining our Native Forests – Environment and Food
A linha de investigação pretende desenvolver duas grandes atividades relacionadas, uma com a implementação de um processo de produção inovador e sustentável através dum sistema de silvicultura de base natural, e outra com a utilização da madeira e da bolota na alimentação humana como um produto endógeno, com desenvolvimento de uma cadeia de valor e promovendo a redução da pegada ecológica.