Estações Bucólicas é um Laboratório que reclama os lugares rurais ancestrais como “Lugares de Vida” no sentido mais amplo.

Em parceria com as Universidades UBI (Covilhã), UTAD (Vila Real) e UL (Lisboa), convocam-se simultaneamente áreas científicas e áreas artísticas para as linhas de investigação – “Ovis Aries”, “Velo de Ouro”, “Vida do Campo” e “Galerias” – promovendo o enquadramento ideal para um desenvolvimento sustentável – próximo da natureza – em respeito pela qualidade e carácter dos costumes rurais, enaltecendo a beleza da vida campestre e pastoril enquanto legado da antiguidade.

 

– Linhas De Investigação:

Ovis Aries
Procura-se aqui a capacitação para a inovação num processo de estudo integral do animal – ovino –, no quadro das suas múltiplas aptidões: lã, leite, carne, couro e ordenação ambiental. Apreender a importância do “genuíno” no âmbito cultural e civilizacional, desenvolvido a partir de símbolos religiosos remotos como “Kasher” ou “Halal”. Construir a diferenciação de uma cultura económica tradicional no contexto de uma nova dinâmica ambientalmente sustentável e próxima da natureza.

Velo de Ouro
O mito convoca-nos para uma viagem imaginária à grande constelação Áries. Este projeto propõe outra demanda – inscrever a viagem de todos os velos – do cordeiro à substância última. O velo reinventado, sem limites.

Vida do Campo
A vida do campo – como poema – onde se louva a beleza da vida campestre e pastoril, na melhor tradição e herança clássicas. Promoção de práticas culturais transgeracionais baseadas em núcleos de desenvolvimento temáticos.

Galerias
As galerias ripícolas são vitais para os territórios, do Prado à Floresta. Consistem em corredores formados pelos ribeiros, riachos, arroios protegidos que atravessam lameiros, prados, zona de cultivo e pastagem. Galerias é uma linha de investigação que se ocupa estritamente dos ecossistemas com o objetivo de preservar e potenciar no comportamento das linhas de água o melhoramento do seu carácter estruturante maximizando as potencialidades do meio ambiente e garantindo uma gestão ecológica sustentável.