A ideia inicial para este Laboratório surgiu pela observação do “Pomar”, concretamente os laranjais desenvolvidos pelos Árabes que os combinaram com a geometria egípcia observada nos jardins Persas. Moldaram assim a paisagem das urbes que foram construindo por todo o al-Andaluz e mais especificamente em Sevilha, Córdova e Granada.

Por outro lado, as árvores e os pomares das cidades surgem na poesia desde a Antiguidade Clássica com Homero, Virgílio ou Ovídio, bem como nas diferentes mitologias onde são extraordinariamente relevantes, por vezes até estruturantes. Para além de serem uma presença contínua na observação da vida e ação humanas, são os próprios humanos a eternizarem-se simbolicamente nas próprias árvores como acontece com os mitos das Helíades, de Dríope e de Dafne onde ninfas são transformadas em choupos, jujubeira e loureiro, respetivamente.

É possível que esta ideia tenha começado na Pérsia, onde a palavra jardim já significava paraíso, com a geometria a determinar uma “ordem permanente” da natureza. Posteriormente, este conceito ganhará uma dimensão sagrada nas diferentes civilizações e em praticamente todas as religiões universais. Já no que diz respeito ao pensamento, as “filosofias da natureza” de Platão, Aristóteles e mais tarde Alfarafi inauguram uma etapa que só terá novos desenvolvimentos a partir do séc. XVII com Espinosa, Descartes, Bacon e depois com os Iluministas que se seguiram.

Como a revolução industrial origina alterações demográficas nunca vistas, surge pela primeira vez a necessidade de outro tipo de pensamento. Foi necessário repensar rapidamente as “novas” urbes onde a vida dos seus habitantes era extremamente precária e degradante.

Assim, é já em finais do século XIX e princípios do seguinte que surgem novos conceitos genericamente relacionados com o que hoje se entende por “arquitetura da paisagem”.

A árvore é o elemento natural mais frequente na paisagem urbana, tendo a relação desta com a cidade uma longa tradição, podendo ser considerada a principal presença viva da natureza junto do homem.

Natureza Organizada/Ordem Permanente e Espaço/Ambiente

Espaço
– Espaço físico – cartesiano (coordenadas)
– Espaço percetivo – filosófico (perceção imediata do ambiente / geradora de pensamento)
– Espaço cognitivo – representação mental do indivíduo na experiência direta/indireta

Ambiente
– Bem-estar (vida atual)
– Futuro (vida futura)
– Valor intrínseco da natureza

 

– Linhas de Investigação:

Natureza organizada
1. Espaço / Ambiente. Examinar as relações que os habitantes desenvolvem com o seu tempo de permanência nos lugares.
2. Ampliar e desenvolver o binómio espaço – ambiente: Espaço (espaço físico, percetivo e cognitivo) e Ambiente (bem-estar, futuro e valor intrínseco da Natureza).
3. Projetar e construir os lugares para habitar a cidade. Habitar os lugares da cidade envolvendo a participação da comunidade no processo.

Pollen
1. A Árvore como “Centro”. A árvore é o elemento natural mais frequente na paisagem urbana, tendo a relação desta com a cidade uma longa tradição, podendo ser considerada a principal presença viva da natureza junto do homem.
2. Observar o pólen enquanto símbolo de um processo primordial da Natureza.
3. Linha de investigação pedagógica para preparação de ações artísticas e performativas, para espaço público e usufruto da cidade, a desenvolver com os alunos da escola e os artistas residentes no espaço pontes.

Mosaicos
1. Explorar as relações das gentes com a natureza sob a perspetiva Natureza Organizada / Ordem Permanente
2. Examinar como a geometria determina uma ordem permanente.
3. Mapeamento e análise dos vazios urbanos, intersticiais para criação de “Pomares”, conceções, possibilidades, aplicações na projeção de modelos de jardim.